menu

Você faz plano de projeto? Por quê?

Por

“É sexta-feira, 14h50. Seu chefe te chama para participar de uma reunião que irá começar em 10 minutos, com 25 pessoas. O projeto é enorme e cheio de detalhes. Há 4 empresas envolvidas e você é o recém nomeado gerente do projeto. Parabéns! A reunião termina e você ainda está compilando todas as informações em sua cabeça quando começa então uma reunião para detalhar próximos passos. No final do dia você tem várias informações e um bom trabalho de casa. Qual seria sua primeira ação?”

A pergunta acima bem que poderia ser feita na prova do PMI® para a certificação PMP®, rsrsrs, mas também serve para nós como um exercício interessante sobre prioridades, foco e postura. Mas vamos explorar as possíveis respostas para tal situação, buscando ser bem pragmáticos…

a) Você cria o cronograma do projeto com seu cliente 
Esta pode ser a primeira opção que virá à sua mente, pois nós temos a costumeira tendência de procurar os mecanismos que nos proporcionem maior controle e previsibilidade, o mais rápido possível. E nada tão representativo quanto um cronograma. Ele nos diz o que fazer, quem irá fazer e quando será feito. É perfeito! Entretanto, se feito em momento errado, irá aterrorizar o GP até o fim dos tempos. Wrong answer!

b) Você desenvolve o plano do projeto 
O plano de projeto, assim com a EAP, são dogmas imutáveis em gestão de projetos. Sempre será uma ótima  alternativa, porém há coisas mais imediatas com o que se preocupar, e que também farão parte do plano de projeto. Esta é quase a resposta certa.
c) Você entende melhor quem está envolvido e o escopo a ser entregue 
Sim. Está é a resposta certa. Para tanto, faça um plano e projeto!! rsrsrs
O plano de projeto, ao contrário do que muitos podem pensar, é a forma mais rápida com a qual você pode entender seu projeto que ainda está no mundo das ideias. Apesar do foco não ser a criação do plano de projeto em si, esta atividade te auxiliará a tratar todas as questões envolvidas no projeto e ir atrás de conhecê-las para que seu plano esteja completo. 
Assim como o plano de negócios para novos produtos e empresas, o plano de projeto está obsoleto no momento em que sai da impressora. Tem o objetivo principal de fazer com o que o gerente do projeto e os envolvidos em sua  criação, estudem e definam o escopo, processos e metas. A partir de então, ele vira referência para consultas eventuais. 
Assim, o ato de se fazer o plano de projeto é o mais importante, pois todos os envolvidos podem, em conjunto, pensar o que é realmente o projeto e na sua execução. Eis o por que da criação do plano de projeto para mim.

1 comment

  1. Pingback: As histórias e requisitos limitam pensar "fora da caixa"? | Kudoos

Leave your reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to top