menu

10 melhores livros

Gestão ágil: Lista dos 10 melhores livros

Por
Listas sempre são interessantes. Tem lista dos 10 melhores lugares para se visitar no mundo, lista das pessoas mais influentes, das comidas mais exóticas etc.
Queria então compartilhar com vocês a minha lista dos 10 livros que considero de leitura mais importante para quem quer ser um gestor ágil, seja um Scrum Master, seja um Gerente de Departamento ou até mesmo um CEO.
1. Management 3.0: Leading Agile Developers, Developing Agile Leaders

Trata-se de um livro de princípios para a gestão moderna.
O autor, Jurgen Appelo, é excelente em ler uma infinidade de livros e teorias e fazer um belo “mesh up” de conceitos e, melhor, de forma bastante didática e acessível.
Para mim, foi o primeiro livro que trouxe embasamento científico para o que entendo como a maneira moderna de como um gestor deveria se comportar.
2. The Lean Startup: How Today’s Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses

Tudo que seja uma iniciativa humana inserida em um ambiente de grande incerteza é considerado uma startup, ou seja, podemos aplicar os princípios desse livro a diversas iniciativas nas empresas onde trabalhamos, ou mesmo em nossa vida pessoal.
A ideia é que sucesso é uma medida do aprendizado validado. Tudo que fazemos na verdade é baseado em uma infinidade de hipóteses, portanto, riscos que não acabam mais. Valide ou invalide essas hipóteses o mais rápido possível 😉
3. Lean Software Development: An Agile Toolkit for Software Development Managers

Os autores, Mary e Tom Poppendieck, fizeram uma tradução dos princípios Lean para o mundo do desenvolvimento de software. Ajuda demais a entender alguns frameworks ágeis e as críticas a algumas práticas prescritas por esses mesmos frameworks.
4. The Principles of Product Development Flow: Second Generation Lean Product Development

Trata-se de um livro de princípios que deveriam ser seguidos para o fluxo de desenvolvimento de produtos. É o livro mais difícil de se ler dessa lista. Acho que de qualquer lista que eu fizer 😉 É escrito de uma forma sem “fluf” nenhum e muito denso.
5. Work Rules!: Insights from Inside Google That Will Transform How You Live and Lead

Esse livro é recente, então posso estar avaliando mais positivamente por causa de tê-lo lido há pouco tempo. O autor, Lazlo Bock, conta o desenvolvimento da cultura do Google e como isso se manifestou em práticas, especialmente em relação a como contratar, remunerar e desenvolver as pessoas lá dentro.
6. The Five Dysfunctions of a Team: A Leadership Fable

As ideia desse livro ajudam a diagnosticar problemas em algumas equipes. Traz ideias interessantes de abordagens para atacar os referidos problemas.
7. Influence: The Psychology of Persuasion

É um livro muito bem escrito e interessante sobre ferramentas de influência que são usadas “contra” nós o tempo todo. Gostei principalmente do aumento da minha capacidade de notar que estava sendo influenciado por uma dessas ferramentas e poder me defender melhor disso.
8. Crucial Conversations: Tools for Talking When Stakes are High

Conversas cruciais são aquelas que tem resultados que são importantes e em que você sente seu sangue subir e, portanto, você está no seu pior momento.
Esse livro traz ótimos princípios e dicas de como se comportar nessas conversas.
9. The Power of Habit: Why We Do What We Do in Life and Business

Um livro que explica do que um hábito é feito, como melhor utilizá-los ou se desfazer deles.
10. Thinking, Fast and Slow

Esse livro explica de forma bastante didática como funciona nossa mente e derruba o conceito de que somos seres lá muito “racionais”.
Ainda estão na minha lista de livros a ler o Lean Enterprise e o Agile IT Organization, que foram muito bem recomendados.
Bom, mas e então, qual seria a sua lista? Compartilhe aqui conosco.
Ah, se quiser, pode acompanhar o que eu ando lendo pelo GoodReads.

About the author: Leonardo Campos

Leonardo Campos trabalha na área de TI desde 2000, atuou boa parte deste tempo como desenvolvedor Java, mas também desenvolveu profissionalmente com Ruby, .NET, VB, PHP e ASP. Desde do começo de 2009 vem atuando com Agile e hoje trabalha na ThoughtWorks Brasil. É estudioso de processos e entusiasta de Lean e Agile, sendo um dos organizadores do Lean Coffee São Paulo e editor da InfoQ. Leonardo é advogado por formação (Universidade Presbiteriana Mackenzie).
LinkedIn
@leonardocampos

3 comments

  1. Hamilton

    4 ja foram, faltam 5 😀

    Posted on dezembro 26, 2015
    • Leonardo Campos

      e como está sua opinião em relação aos que já foram?

      Posted on dezembro 27, 2015
  2. Pingback: Os top 10 artigos no Kudoos em 2015 | Kudoos

Leave your reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to top