menu

Holacracia — Encontros do círculo

Por

Holocracia

Melhoria contínua

O centro nervoso, o núcleo da Holacracia é sua proposta para o tratamento sistemático das tensões — só para lembrar, tensões são as diferenças entre uma realidade e seu potencial.
Veja também nosso post que explica melhor as tensões: Decisões por consentimento e a prática das decisões por emergência integrativa

Vídeo perfeito para mostrar uma tensão (e o tratamento dado):

A Holacracia propõe alguns canais, táticos e de governança, para dar vazão às tensões e tratá-las de forma a serem o combustível da melhoria contínua que tanto desejamos para a evolução da organização.

Nesse post, que é uma continuação da nossa série sobre Holacracia, veremos um desses canais: a prática dos “encontros do círculo”.

O que são?

Os encontros do círculo são reuniões de Governança realizadas periodicamente em cada círculo para decidir sobre políticas, delegações de responsabilidade, controle sobre áreas funcionais e definições de papéis. O encontro dos círculos é composto por todas as pessoas naturais daquele círculo, pela pessoa que ocupa o papel de ligação principal — escolhida pelo círculo superior — e pelos representantes dos círculos inferiores — as ligações representativas.

Esses encontros se parecem com o sistema legislativo, pois as decisões tomadas são sempre em relação às políticas e procedimentos. Decisões sobre casos específicos são tomadas em outro tipo de reunião — a reunião tática — que se pareceria mais com o sistema executivo.

Caso um membro de uma equipe estivesse enfrentando um problema em algum projeto, esse encontro não serviria para resolver esse problema, mas poderia propor formas de evitar que o problema voltasse a ocorrer, por meio da edição de políticas e de procedimentos.

Os círculos, por meio de seus encontros, atuam como modeladores do sistema organizacional do qual fazem parte.

Agenda dos encontros do círculo

  • Check-in — Cada participante tem a oportunidade de expressar de maneira muito breve seu humor no momento: “Meu projeto está me deixando estrassado, mas de resto estou ok”. Nenhuma discussão é permitida nesse momento.
  • Questões administrativas — Apenas um momento para o facilitador anunciar objeções levantadas em relação à ata do encontro anterior e outras questões mais relacionadas ao andamento da reunião que ao conteúdo que será gerado/tratado.
  • Anúncios e atualizações — Os participantes são convidados a fazerem anúncios sobre novidades relevantes para o círculo. As atualizações servem para trazer dados que ficaram pendentes em encontros anteriores, como por exemplo: “Nós de publicidade ficamos de levantar os dados de receita … aqui estão”. Discussões devem ser evitadas, os pontos controversos podem ser marcados como itens para a agenda da reunião.
  • Estabelecimento da agenda — Para quem já participou de um Lean Coffee, essa parte parece bastante familiar, exceto pelo fato de que o facilitador já traz uma agenda proposta e cola no quadro. É solicitado aos demais participantes que escrevam post-its com suas sugestões de temas a discutir e depois sejam priorizados.Há um vídeo interessante sobre Lean Meetings, por Jim Benson:
  • Itens específicos — Cada item proposto é tratado com o processo decisório adequado. Leia mais sobre tomada de decisões na Holacracia. Alguém, no papel de secretário(a), cria a ata com as decisões tomadas.
  • Fechamento — É solicitado a cada participante que dê uma breve opinião sobre a efetividade do encontro, especialmente sobre o processo do encontro em si. Nenhuma discussão é permitida.

 

Encontros do círculo e Retrospectivas

É comum equipes utilizando metodologias ágeis, como o Scrum, adotarem uma prática chamada de Retrospectiva.

Trata-se de uma reunião com uma cadência específica (periódica) em que se reserva um tempo para que a equipe possa refletir sobre o andamento do trabalho e propor melhorias.

Tanto as retrospectivas quanto os encontros de círculo têm uma função bastante semelhante — tratar tensões. As retrospectivas, no entanto, não se limitam a trabalhar as questões de políticas e procedimentos, podendo inclusive tratar casos individuais. Outra diferença é que as Retrospectivas não têm um formato estabelecido, ao passo que os encontros de círculo têm.

Vale experimentar adotar o formato de um encontro de círculo em uma Retrospectiva para tentar ser mais sistemática em gerar os resultados desejados, ou seja, em gerar propostas de melhoria.

Deixe um comentário, compartilhe aqui no Kudoos suas opiniões e experiências em relação ao tratamento de tensões em sua organização.


Referências:

Vídeo perfeito para mostrar uma tensão (e o tratamento dado):
http://www.youtube.com/watch?v=kc1JAu8lRtE

Veja nossa série sobre Holacracia:
http://blog.kudoos.com.br/category/holacracia/

Vídeo sobre “Lean Meetings”:
http://www.lean-kanban.eu/sessions/benson/

Holacracy.org:
http://holacracy.org/how-it-works

About the author: Leonardo Campos

Leonardo Campos trabalha na área de TI desde 2000, atuou boa parte deste tempo como desenvolvedor Java, mas também desenvolveu profissionalmente com Ruby, .NET, VB, PHP e ASP. Desde do começo de 2009 vem atuando com Agile e hoje trabalha na ThoughtWorks Brasil. É estudioso de processos e entusiasta de Lean e Agile, sendo um dos organizadores do Lean Coffee São Paulo e editor da InfoQ. Leonardo é advogado por formação (Universidade Presbiteriana Mackenzie).
LinkedIn
@leonardocampos

6 comments

  1. Pingback: Holacracia — Governança e direção ágil » Kudoos

  2. Pingback: Holacracia — Governança e direção ágil | Kudoos

  3. André Faria Gomes

    Olá Pessoal,

    Parabéns pelos posts. O site está ficando com um conteúdo muito rico e bacana.

    Agora, uma pergunta: vocês estão colocando essas ideias de Holacracy.org em prática? Como está indo?

    Posted on março 2, 2013
  4. Rafael Buzon

    Vlw André!

    Estamos usando uma ou outra prática, como as decisões por consentimento…
    No trabalho ainda pouca coisa… Mas queremos aplicar algumas práticas no próprio Kudoos…
    Logo teremos novidades 🙂

    Posted on março 2, 2013
  5. Pingback: Holacracia — Entendendo a estrutura | Kudoos

  6. Pingback: Holacracia: Reunião de Governança na Geekie | Kudoos

Leave your reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to top