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Fatores ambientais organizacionais

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Estudando para a certificação PMP, percebemos que vários dos processos ali descritos, tem como entrada um tal de “Fatores ambientais organizacionais” que nada mais é que a cultura organizacional. E esta cultura organizacional afeta direta e indiretamente a condução de todos os processos.

Você agora deve estar agora procurando encontrar exemplos do que seria uma cultura organizacional. Eu também fiz este exercício…

Isto posto, veja um exemplo: Há uma diretriz do presidente da empresa onde trabalho que diz que todo sistema, antes de chegar às mãos do cliente, deve passar por 8 horas de testes, feito por um usuário que represente o cliente, e não ser encontrado nenhum bug neste período. Caso um bug seja descoberto, as 8 horas de teste são reiniciadas.

Outra diretriz, por assim dizer, diz que toda documentação de especificação do projeto deve ser assinada por todos os membros da equipe, a fim de se conseguir um comprometimento maior de todos sobre aquilo que está sendo construído. Todos precisam sentir que a documentação é de todos e que precisam estar de acordo com aquilo. Caso contrário podem solicitar alterações e discutir com todos para validação, antes de colocar a mão no código.

Estas diretrizes da presidência da empresa, vem somar e suprir alguns processos de qualidade no desenvolvimento de software e afetam diretamente o cronograma do projeto, que precisa considerar o tempo da validação da especificação e as 8 horas de testes sem bugs (com uma pequena reserva de contingência, com base histórica e estatística, caso algum bug seja encontrado no período das 8 horas e as mesmas precisem ser reiniciadas).

Isso é um exemplo, de como estas fatores devem ser entradas para vários processos de planejamento, no gerenciamento de projetos. That’s it!

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